jusbrasil.com.br
19 de Setembro de 2021
    Adicione tópicos

    "A diferença sobre a eutanásia, distanásia e ortotanásia"

    Marcelo Aparecido Alonso, Bacharel em Direito
    há 2 anos

    Tema que desperta muitas dúvidas aos profissionais da saúde e, que consequentemente, aos leigos que não possuem contato direto com os institutos propriamente dito acabam por fazerem confusão.

    Para tanto, ao verificarmos o caso de falecimentos ocorrido em 31 de março de 2005 nos Estados Unidos, passamos a atribuir a figura de Terri Schiavo que se encontrava em estado vegetativo por 15 anos sendo alimentada e hidratada por uma sonda.

    Ocorre que após uma longa batalha judicial entre seu marido e seus pais, a justiça determinou que houvesse a retirada da sonda para que houvesse o processo natural e que a morte pudesse ter o seu lugar.

    Diante do caso, incio a reflexão sobre o tema, a saber:

    • EUTANÁSIA: expressão de cunho humanístico, piedoso, em relação ao doente; a eutanásia deverá ser praticada em paciente que porta "doença incurável", ora seja, a eutanásia é a morte provocada em doente com doença incurável, em estado terminal e que se encontra passando por fortes sofrimentos;
    • DISTANÁSIA: é o prolongamento da morte do paciente através de um processo artificial; aqui existirá o prolongamento a agonia e o sofrimento do doente, sem que haja qualquer expectativa de vida por esse ou pelo médico. em suma, aqui não estaremos diante de um prolongamento da vida, mas sim perante a um processo de morte; e
    • ORTOTANÁSIA: nada mais é do que o processo natural da morte, se desenvolvendo de maneira natural por parte do médico; em outras palavras, a ortotanásia é o oposto da distanásia.

    Diante de um da complexidade desse tema, faz-se necessário um estudo mais aprofundado e com enfase a conhecimentos dos profissionais da área da saúde para que não sejam violados os princípios constitucionais.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)